• Forza

A importância da identidade visual e do design na comunicação das marcas



Uma das grandes dúvidas dos empreendedores é a questão da identidade visual e qual é a função e importância dela. Sem dúvidas, a identidade visual e o design são aspectos fundamentais para comunicar-se com o cliente de maneira direta.


Neste artigo você entenderá qual a importância da identidade visual na comunicação das marcas e como ela pode ser útil como meio de reconhecimento da marca.

O que é a identidade visual?

Antes de falarmos da importância da identidade visual para uma empresa, é essencial estabelecermos o que queremos dizer pelo termo. A confusão entre o termo marca e identidade visual costuma ocorrer muito no meio de registro de marcas. Por isso, devemos entender a diferença entre as duas expressões.


Quando falamos em identidade visual, nos referimos a todos os elementos gráficos que são responsáveis por construir um “todo” sobre a empresa. Em outras palavras, a identidade visual é como a empresa se mostra visualmente para o público. Além disso, ela apresenta os valores de uma empresa.


A marca, por outro lado, é o sinal visualmente perceptível que diferencia uma empresa, seus produtos e serviços. É comum associarmos a marca à identidade visual; na verdade, a marca (logomarca) faz parte dela, enquanto a identidade visual é um conceito bem mais amplo.

Qual é a importância da identidade visual para uma marca?

Como vimos, uma identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que fazem uma marca ser reconhecida. Se você imaginar uma logomarca de fundo vermelho e letras brancas, isso remete à Coca-Cola, uma marca que construiu sua identidade visual usando esses elementos gráficos.


Nesse sentido, a principal importância da identidade visual para uma marca é ser reconhecida. De modo geral, a identidade visual traz reconhecimento e valor para uma marca. Quando vemos um outdoor que nos remete a uma marca, isso faz parte da identidade visual dela. Por isso, quanto melhor trabalhada a identidade visual, mais reconhecida ela será.

Considerações finais

Em suma, a identidade visual serve para criar reconhecimento e valor a sua marca. Ela agrega à marca na medida em que faz o público-alvo envolver-se com a empresa, fazendo com que ela faça parte do seu cotidiano.


Se você tem uma identidade visual forte, fique ligado (a): o registro da marca continua sendo necessário para que você tenha titularidade exclusiva da sua marca. Entre em contato conosco para receber orientações sobre registro de marca.


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo