• Forza

A importância do registro de marcas para Micro e Médio Empreendedores


No mundo em que vivemos, um bom negócio não se destaca sem uma marca bem consolidada. Não são só os bens materiais e patrimônios que fazem uma empresa crescer no mercado.


No nosso país temos 10 milhões de brasileiros que são microempreendedores, e a grande maioria das empresas do país são coordenadas também por eles. Talvez muitos deles não conheçam a importância de registrar suas marcas. Outra parcela já pode ter ouvido sobre o INPI e registro de marcas.


Nesse contexto, é importante saber que o registro de marcas é fundamental para a criação de valores intangíveis da empresa. Pensando nisso, nós escrevemos este artigo com a intenção de mostrar para você, leitor, a importância do registro de marcas.


O registro de marcas traz diversas vantagens, como: fortalecimento da imagem da empresa, prevenção do uso indevido de marca, proteção legal da titularidade da marca de uma empresa e muitas outras. Continue lendo para saber com detalhes essas vantagens!


Fortalece a imagem da empresa


Como o nome e a identidade de um negócio são importantes fatores que determinam se a empresa será bem recebida ou não, pensar em registrar a própria marca é um passo essencial no momento de consolidar as bases da sua empresa no segmento de mercado dela.


Por isso um dos principais motivos para registrar a sua marca, além de você obter o direito de titularidade sobre ela, é que o registro fortalece a imagem da sua empresa, assim, ela consegue se destacar facilmente entre os concorrentes. Ademais, a empresa pode montar estratégias para valorizar a marca à longo prazo, o que aumenta sua visibilidade e confiança.


Evita o uso indevido de marca por outras empresas


A Lei 9.279-96 ou lei de Propriedade Intelectual permite o registro de uma marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial por parte de uma pessoa jurídica. A partir desse registro, a empresa titular da marca tem direito ao uso exclusivo da marca no país. Quando alguma outra empresa tentar utilizar indevidamente a marca registrada, ela estará sujeita a sanções judiciais. Em suma, a lei previne que marcas sejam usadas indevidamente e estraguem a imagem da sua empresa.


Protege legalmente a titularidade da identidade visual


Além de tudo isso, ter o direito de titularidade para sua marca é muito importante. Imagine a seguinte situação: sua empresa de nome “X” trabalha no ramo de confeitaria há anos e uma pessoa também desse segmento registra em seu nome a marca “X” como se fosse dela. Como a lei de Propriedade Intelectual do Brasil garante titularidade àquela empresa que registrar a marca primeiro, sua empresa pode ser prejudicada porque precisará alterar o nome e identidade visual. Isso pode ser um grande problema, impactando seu negócio de diversas formas, principalmente financeiramente.


Pensando pela perspectiva dos micro e médio empreendedores, registrar a marca garante também a proteção legal em caso de conflitos por uso de marca. Essa proteção é importante especialmente para empresas com pouca visibilidade ou que estão dando os primeiros passos no mercado brasileiro.


Passa a impressão de confiança


Uma empresa com uma marca registrada passa impressão de confiança ao cliente. Quando o produto da empresa é consumido por ele, ele associa a boa qualidade à identidade visual da empresa (nome/logotipo). Se a marca de uma empresa está registrada, ela estará no direito de uso exclusivo dessa. Portanto, nenhuma outra empresa terá direito de usar indevidamente da identidade visual/marca que foi registrada pela empresa.


Considerações finais


Em resumo, o registro de marcas é um importante passo para micro e médio empreendedores, auxiliando no crescimento dos seus negócios. Só há benefícios ao registrar a marca de uma empresa no país. O empreendedor ganha titularidade da marca e se protege legalmente de diversos conflitos que podem ocorrer ao longo dos anos. Investir em um bem intangível como a marca de uma empresa também é aumentar a rentabilidade à longo prazo, além de o registro da marca ser fundamental para que a empresa se consolide no mercado. Fique ligado(a)!


Tem alguma dúvida ou pretende registrar sua marca? Entre em contato com a nossa equipe!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo