• Forza

Curiosidades sobre as marcas mais valiosas do mundo


Grande parte das empresas dos dias de hoje tem histórias sobre a origem de seus logotipos. O reconhecimento da importância de se ter uma marca surgiu há muito tempo. No Egito, séculos atrás, cidadãos que trabalhavam na fabricação de tijolos utilizavam de símbolos para identificar a autoria dos seus produtos. Não foi diferente milhares de anos depois, na Idade Média, quando os comerciantes também utilizavam de marcas para assegurar que seus produtos eram de qualidade.


Atualmente, ter uma marca é essencial para que a imagem de uma empresa se destaque no meio competitivo do ramo empresarial. Mas o que poucas pessoas conhecem são as histórias por trás de logotipos de algumas das marcas mais valiosas do mundo.



Neste artigo nós apresentaremos para você curiosidades sobre as marcas mais valiosas do mundo. Confira quais são essas histórias!


1 – BMW

Você sabia que a BMW foi fundada durante a Primeira Guerra Mundial e a sua logotipo se manteve igual desde essa época? Há dois rumores sobre o surgimento do logotipo. O primeiro diz que a logo representa a hélice de aviões, na época pintadas de azul e branco para que se pudesse enxergar através delas. E o segundo rumor diz que as cores remetem à cor da bandeira da Bavaria, o estado alemão cuja bandeira é azul e branca. Independentemente dos rumores, a empresa segue usando a sua logotipo desde quando foi fundada. Legal, né?


2 – Rede Globo

A Rede Globo utiliza seu famoso logotipo há muito tempo. A ideia da logomarca surgiu durante uma viagem de avião de Hans Donner, o designer alemão que trabalha na empresa. Para ele, a logo é formada por duas esferas que se referem ao globo terrestre. O retângulo no meio se refere à televisão. Essa imagem é então usada desde os anos 70.


3 – Nike

A logomarca da empresa Nike teve um surgimento curioso. A imagem da empresa é referenciada à Niké, a deusa grega que personificava a vitória nas guerras militares. Quando foi fundada, o nome da empresa era Blue Ribbon Sports. Somente anos depois, em 1971, a empresa decidiu alterar seu nome. Um dos fundadores era professor de uma universidade, Phil Knight, e buscava um designer profissional para criar uma logotipo. A designer Carolyn Davidson se prontificou a fazer o trabalho e cobrou somente US$35,00. Ao longo dos anos, a marca se tornou famosa e teve

muito sucesso. Carolyn ficou famosa pela logotipo e recebeu em 1983 um anel de ouro em homenagem à logotipo criada anos antes.


4 – Lacoste

O nome “Lacoste” não surgiu do nada. Em 1923, René Lacoste, fundador da empresa e jogador francês de tênis, apostou com seu capitão de equipe que, se ele ganhasse o próximo jogo, ganharia uma mala feita de couro de crocodilo. Alan Moore, seu capitão, concordou com a aposta. Os dois então jogaram e René Lacoste foi derrotado. Segundo Moore, René “lutou como um crocodilo”, em referência ao sobrenome do jogador da equipe.

O apelido de René ficou como “crocodilo” e ele nomeou sua marca como “lacoste”.


5 – Pinterest

A Pinterest foi fundada em 2009 e sua logomarca não mudou muito ao longo do tempo. Apesar de parecer simples, ela esconde um detalhe curioso. O “P” do início da logo que compõe o termo “Pinterest” tem uma forma que lembra muito um alfinete usado em papéis. No site, você usa os pins (alfinetes) para salvar imagens. Interessante, né?


6 – Lukoil

Uma outra empresa famosa mundialmente é a companhia Lukoil, uma empresa russa que trabalha no ramo de petróleo. O nome da marca surge da junção da inicial de três cidades da Sibéria: L de Langepas, U de Urai e K de Kogalym, formando LUK e completando com OIL (petróleo, em inglês). As três cidades sediaram três filiais da empresa quando ela foi fundada e por isso o uso dos seus nomes na marca.


Todas as empresas mantiveram sua marca desde o surgimento, assim, nota-se que uma empresa com identidade definida é reconhecida mesmo que se passe muito tempo, e, por isso a criação de uma boa marca é tão importante.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo