• Forza

Gestão Financeira Empresarial: O que é, para que serve e como fazer

Ter uma gestão financeira empresarial é essencial para qualquer empresa. Resumidamente, uma gestão financeira envolve atitudes e processos que dizem respeito ao planejamento e gerenciamento das finanças de uma empresa. Em outras palavras, significa saber quanto dinheiro a empresa possui ou tem planejado para ter no futuro. Há uma série de metodologias que podem ser usadas para realizar uma gestão financeira.


Neste artigo nós explicamos qual é a importância de realizar uma gestão financeira empresarial e esclarecemos também o que significa fazer uma gestão financeira em uma empresa.


Por que fazer uma gestão financeira empresarial?

O primeiro e principal motivo (talvez óbvio) seja ter em mãos os números do quanto você gasta e o quanto você recebe para então tomar decisões relativas à própria empresa. Uma empresa cuja gestão financeira seja eficiente é capaz de avaliar toda (ou grande parte) das decisões que devem ou não ser tomadas em determinados contextos.


Ter os valores em planilhas (quando se lida com poucos dados) é extremamente importante. A gestão financeira empresarial funciona como uma planilha de gastos pessoais, mas em larga escala.


Quais os tipos de gestão financeira?


Há dois tipos de gestão financeira que podem ser feitas: a operacional e a estratégica. O uso delas depende do modo que você enxerga as atividades financeiras da sua empresa. Uma gestão estratégica é mais sofisticada e utiliza indicadores para observar o balanço financeiro da empresa. Além disso, ela envolve um planejamento de metas e objetivos.


Por outro lado, a gestão financeira operacional é voltada para o gerenciador, que certifica somente se a empresa conseguiu fechar o balanço diário/mensal positivo(s). Mas como fazer uma gestão financeira empresarial?


Como fazer uma boa gestão financeira empresarial?

Para que você consiga realizar uma boa gestão financeira, ela deve seguir alguns passos iniciais que são os mesmos, independentemente do seu tipo/tamanho de empresa. O primeiro passo é fazer um planejamento estratégico, analisando até que ponto a sua empresa quer chegar e como fazer para chegar lá. O segundo passo é ser um gestor organizado. O terceiro passo é controlar os custos e o último passo é tentar automatizar o controle de gastos. Vamos ver com detalhes cada um dos passos.


Como fazer um planejamento estratégico?


O planejamento estratégico é fundamental para uma empresa. Ele é a ferramenta usada para se ter ideia de qual caminho a empresa deve trilhar para chegar nos seus objetivos e de que maneira ela irá fazê-lo. Será nesse passo que a empresa valiará quais são os riscos do mercado e como ela pode ser uma das melhores empresas do ramo em que compete.


Uma vez definido, o planejamento deve fornecer uma projeção de ganhos e custos futuros. Ademais, um bom planejamento começa com uma boa estruturação do tripé “missão, valores e visão”.


Ser organizado é fator essencial

Ser organizado é fundamental na hora de falar em balanço financeiro. Uma planilha de gastos que não é bem organizada não terá utilidade. Todos os valores de entrada e saída devem ser registrados na planilha. Além disso, taxas em geral devem ser consideradas para que os valores não saiam distorcidos.


É a planilha que deve imitar a realidade. Confundir isso pode colocar em risco o seu gerenciamento financeiro. Catalogue também os valores. Descubra onde o seu dinheiro está sendo gasto.


Controle custos


A partir dos dois primeiros passos, você ja será capaz de controlar seus custos. Será possível analisar uma situação de acordo com a circunstância e pensar duas vezes antes de tomar uma atitude. Dessa maneira, seus gastos ficarão eficientes. É possível também fazer um plano orçamentário que limita os gastos dos setores da empresa, facilitando o trabalho de reconhecer os limites no quê e onde gastar.


Automatize a gestão

Por fim, para ficar melhor ainda, basta automatizar a sua gestão. Há inúmeras maneiras de automatizar a gestão financeira da sua empresa. Ao usar o Excel, por exemplo, você já está em um nível melhor do que aqueles que anotam seus valores em cadernos ou documentos físicos. Facilita bastante ter um software ao seu lado, e há diversas opções no mercado para automatizar a gestão.


De modo geral, uma gestão financeira empresarial é feita dessa maneira. Realizando um planejamento, organizando-se e controlando custos. No mais, essa gestão pode ser aprimorada por meio de um software que automatize a geração de relatórios, gráficos e resultados que uma análise humana pode fazer.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 Todos os direitos reservados - 26.246.506/0001-79 - Forza Registro de Marcas LTDA

site-seguro-google.png