• Forza

Qual é o valor de uma marca?


Nos dias de hoje, uma empresa tem diversos aspectos valiosos. Dois deles são a marca e a identidade visual da empresa, que andam de mãos dadas. É muito importante que a empresa não foque apenas em investimentos à curto prazo, mas que também invista em setores à longo prazo. É o caso do investimento em uma marca. Ter um nome reconhecido também é uma maneira de investir no seu próprio negócio. Neste artigo discutiremos o valor de uma marca. Vamos mostrar o porquê de uma marca e uma identidade visual ser tão valiosa e importante a uma empresa.


Marca como um bem intangível


Antes de tudo, devemos delimitar o que entendemos por “marca”. “Marca” é a imagem registrada em um consumidor ou possível cliente da sua empresa. Nesse sentido, é difícil mensurar qual é o valor de uma marca, já que é uma coisa muito mais subjetiva do que objetiva. Entretanto, é possível ver claramente a influência de uma marca nos lucros de uma empresa. Quando bem investido, o valor direcionado à marca pode trazer muito mais benefícios do que se fosse direcionado a um investimento “concreto”.


De maneira geral, empresas que investem em bens intangíveis, como a própria marca, o modelo de negócios e o capital humano conseguem superar aquelas empresas que investem somente nos bens tangíveis. Um consumidor ou potencial cliente da sua empresa pode ser fortemente influenciado a comprar (ou não) um produto ou contratar (ou não) um serviço da sua empresa simplesmente pela confiança que a sua marca passa ou deixa de passar. A marca influencia consideravelmente na escolha do seu cliente. E este é um dos valores de uma marca: mudar positivamente a decisão do consumidor com relação ao seu produto/serviço.


Para ilustrar como isso funciona, veja este exemplo: suponha que um consumidor precise decidir entre o produto de uma marca X ou o produto de uma marca Y. O produto da marca Y é consideravelmente mais barato. Porém, nas propagandas, a marca X se mostra mais confiável, pois conta com falas de especialistas e uma identidade visual mais bem construída que a marca Y. Então mesmo que a marca Y seja mais barata, é muito provável que o consumidor opte pela marca X por ter uma confiabilidade maior.


E ainda no mesmo exemplo, ao perceber que o produto da marca X é de confiança e de boa qualidade, o consumidor atrela à marca essa qualidade e credibilidade. Isso gera um ciclo, pois ele recomendará o serviço para colegas que, por sua vez, associarão a marca X ao produto em questão.


O valor de uma marca


O valor da marca está na sua potencialidade de criar fidelidade, conscientizar, mostrar-se por meio de logotipos e nomes e associar qualidade com os nomes. A marca cria fidelidade do consumidor com a empresa. Ela se mostra por meio da sua identidade visual e se associa ao produto. Tudo isso faz com que o consumidor tenha sua atenção atraída e então crie fidelidade com a empresa em questão.


Considerações finais


Em resumo, uma marca forte consegue tanto atrair o potencial consumidor quanto fidelizar um consumidor por bastante tempo. Uma marca é uma imagem que é impressa no consumidor e proporciona uma série de benefícios à empresa. Portanto, ela é um dos bens intangíveis que merecem atenção de toda empresa. De maneira geral, uma empresa que investe em uma identidade visual e consegue gerenciar o marketing de um negócio está muito à frente daquelas que fazem o contrário.


Ficou alguma dúvida? Entra em contato com a gente ⤵


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo