Qual a importância de uma boa marca para franquias?

O modelo de negócios que costumeiramente chamamos de franquia pode ser alavancado por uma boa marca. Nesse sentido, resolvemos trazer este artigo para você, leitor(a), que pensa em registrar a marca de um modelo de franquias. Neste artigo nós explicaremos como funciona uma franquia e se realmente vale a pena investir nesse modelo.

O que são franquias?

Antes de tudo, precisamos explicar o que são as franquias e quais os benefícios de se investir em uma. De maneira geral, podemos definir “franquia” como um modelo de negócios que permite que um franqueado (alguém que se dispõe a investir em uma franquia) tenha direitos do uso da marca de uma empresa (imagens, identidade visual e treinamento da empresa) de um franqueador (o proprietário de uma marca). A responsabilidade de gerar lucro com a franquia é a do franqueado, que utiliza da marca do franqueador para vender produtos/fazer serviços. Já conseguiu perceber a importância da marca para as vendas do franqueado? Explicaremos mais para frente, então antes disso vamos dar alguns exemplos de franquias.

Exemplos de franquias

Para convencer você de que este modelo de negócio é um bom investimento e que traz diversos benefícios, além de mostrar que uma marca é um importante fator na hora de escolher uma franquia.

Leia os seguintes nomes e pense nos quais você já viu ou ouviu falar: Cacau Show, Kumon, Boticário, Arezzo, Bob’s e McDonald’s. Todas essas empresas praticam o modelo de franquias e você certamente vê diversas instâncias da franquia em Shopping pelo Brasil inteiro. Mas se há tantas franquias, deve haver algum benefício tanto para o franqueado quanto para o franqueador, certo? Exatamente! Os benefícios nós explicamos no próximo parágrafo.

Benefícios de uma franquia

Tanto para o franqueado quanto para o franqueador, ter uma franquia traz diversos benefícios. Para o primeiro, por exemplo, ele pode abrir um negócio na área da empresa em questão sem que tenha experiência e já pode começar usando uma marca existente e bem consolidada no mercado. Só essas duas vantagens já mostram uma superioridade das franquias para outros modelos de negócio. Além disso, a rede franqueadora consegue fornecer suporte para quaisquer problemas de gestão, administração ou de treinamento de funcionários.

Para o franqueador, os benefícios estão relacionados à expansão do próprio negócio. Quando diversos pequenos investidores optam por abrir uma franquia em um local, o franqueador consegue fortalecer ainda mais a própria marca, além de potencializar a eficiência do próprio negócio.

Em geral, todo mundo sai ganhando. Você pode estar se perguntando se há um modelo apenas de franquia ou se há diversos tipos. Apresentaremos alguns tipos de franquias que existem no mercado hoje e quais os aspectos de cada uma delas.

Tipos de franquias

Há diversos tipos de franquias. Alguns deles são os comércios presenciais, quiosques e food trucks. Vamos falar sobre cada um deles.

Comércios presenciais

As lojas físicas dominam o mercado das franquias. Isso porque é um dos modelos tradicionais de se replicar lojas e marcas. Geralmente, lojas como Arezzo e outras franquias de vestuário, optam por esse modelo. Ele é o mais comum e tradicional, por isso a maior parte dos franqueados optam por esse modelo.

Quiosques

Os quiosques são os modelos mais vistos em shoppings. A marca Chili Beans, por exemplo, ou as empresas de fast food McDonald’s e Bob’s trabalham com esse tipo de franquia. Veja que os quiosques são tipos mais baratos de franquia, pois demandam menor investimento por conta da sua compacidade. No entanto, eles não deixam de ser rentáveis.

Food Trucks

Para empresas de alimentos, o modelo de food truck é um bom investimento. A ideia desse tipo de franquia é conseguir se locomover pela cidade ou local com a intenção de atingir o maior público possível. É comum usar food trucks em diversos eventos presenciais, já que eles podem buscar o local com maior público possível. Apesar de ser um pouco mais caro, esse investimento pode trazer bom retorno.

Enfim, dito tudo isso, você pode estar se perguntando: como escolher uma boa franquia? E nós respondemos que um dos fatores é escolher uma franquia com uma marca boa e consolidada.

A importância da marca para o modelo de franquias

No início do texto, afirmamos que o franqueado ganha o direito do uso da marca do franqueador para fundar um negócio com a mesma identidade visual. É exatamente essa a importância da marca para o modelo de franquias.

Se você pensa em investir em uma franquia, escolha uma marca forte e consolidada. Ou então se pensa em criar e investir em um modelo de franquia como franqueador, você precisa tornar sua marca forte e criar uma identidade visual com a sua empresa.

Por isso, entre em contato conosco para saber mais sobre como registrar uma marca para sua empresa e tirar todas as suas dúvidas.

Estamos Online!