• Forza

Quatro maiores riscos de perder uma marca por não registrar


Empreender é algo muito comum e que está no sangue do povo brasileiro, afinal, muitas pessoas sonham com a independência financeira e com seu próprio negócio. Segundo o ministério da economia No primeiro trimestre de 2020 foram abertas 846.957 novas empresas em todo o Brasil.


Esse número elevado de empresas abertas, demonstra de forma clara a quantidade de novas marcas criadas e desenvolvidas, o que remete a uma pergunta, “será que todas se preocuparam com o registro?” A resposta é não, segundo dados do Instituto Nacional da propriedade industrial e do SEBRAE, apenas 19% registram a sua marca e garantem a propriedade da mesma.


Infelizmente o assunto registro de marca é muitas vezes esquecido e o empresário acaba não dando a importâncianecessária justamente por não possuir um conhecimento em relação ao assunto e acaba correndo alguns sérios riscos que podem colocar a empresa em um estado de perigo. Elencamos alguns fatores para que você entenda o nível de proteção que o registro da marca dará para o seu empreendimento. Vamos lá:


1 – Sem o registro da marca, qualquer pessoa pode utilizar o mesmo nome que o seu e você não poderá tomar providências em relação a isso, inclusive se registrarem na sua frente, você quem perde.


2 – Caso alguém registre na sua frente, essa pessoa ou empresa pode exigir que você pare de utilizar tudo que é feito em cima do nome, desde a fachada, redes sociais, cardápios em casos de restaurantes, notas fiscais, logomarca, banners, faixas, uniformes, propagandas, rótulos, embalagens e tudo que é feito em cima da parte visual e do nome.


3 – Perda de sua identidade em relação aos seus clientes, pois os mesmos já estão acostumados e já estão fidelizados a tal nome.


4 – Um processo indenizatório por uso indevido de marca registrada pode ser instaurado contra você, caso o proprietário da marca se sinta lesado. Uma indenização para tal ato é calculada sobre o faturamento bruto da empresa, chegando a valores muito altos.

Os transtornos para quem perde uma determinada marca são incalculáveis, não só por todos esses motivos citados, mas pelo fato de que você irá começar tudo do zero, desde a escolha de um novo nome, até o desenvolvimento da parte visual e fidelização dos seus clientes, que muitas vezes não entendem a motivação da troca e imaginam que você “quebrou”.


Registrar a marca é o melhor caminho para se trabalhar tranquilo e construir sua marca de maneira sólida, sem ter que se preocupar com imprevistos futuros, afinal, não adianta construir uma mansão em cima de um terreno que não é seu. Clique aqui para saber mais informações.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 Todos os direitos reservados - 26.246.506/0001-79 - Forza Registro de Marcas LTDA

site-seguro-google.png