Registro de marca no INPI: 4 motivos para registrar a sua!

4 motivos para registrar a sua marca no INPI

Você já se perguntou: por que devo fazer o registro de marca no INPI?”. Bem, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal brasileira, criada em 1970. Por meio dela, é possível realizar o registro legal de marcas no Brasil de acordo com a Lei da Propriedade Industrial de Nº  9.279/96.

Paralelo a isso, existem motivos para registrar a sua marca. Dessa forma, o objetivo deste artigo é explorar um pouco mais sobre razões e interpretá-las como benefícios para os empreendedores, bem como para a empresa.

Segurança jurídica

A sua marca é um dos maiores patrimônios da empresa, por isso, protegê-la do uso indevido e cópias é essencial. Infelizmente, alguns empresários não se atentam a isso e acabam trabalhando em algo que já foi registrado por outra pessoa ao longo da caminhada.

Mesmo que você esteja usando a marca, você não terá nenhum direito sobre ela se já tiver dono. E caso você, como empreendedor, continue se apropriando desse nome, pode até correr o risco de pagar indenizações. Por isso, o ideal é que o registro seja feito o mais breve possível.

Dessa forma, você garante que nenhuma empresa possua o mesmo nome que o seu. Com isso, o uso exclusivo em todo o território nacional te faz único e diferenciado.

Gera mais credibilidade 

Uma marca registrada passa credibilidade, isso ninguém pode negar. Em situações de decisão, com certeza as pessoas optaram por aquela empresa que possui o símbolo do registro (®).

Além de agregar mais valor ao seu empreendimento, produto ou serviço, ele transmite muito mais credibilidade e indica qualidade. Ademais, o melhor é que não está restrito a empresas grandes, pequenas e médias podem e devem fazer o registro.

Franquear a marca

Para quem almeja o crescimento, o registro é o melhor caminho a ser seguido. Por meio dele, é possível franquear a marca e permitir que o sucesso faça parte da sua caminhada. Por outro lado, é necessário lembrar que para dar esse próximo passo a sua marca deve estar altamente consolidada.

Para isso, primeiramente é necessário realizar uma análise financeira do seu negócio. A partir disso, se realmente for viável, as próximas etapas podem ser cogitadas de maneira organizada.

Atrair investidores

O registro de marca para uma startup, por exemplo, é essencial para quem deseja alcançar investidores. Se o seu objetivo é sair do comum, mostrar o diferencial e obter segurança, registrar é a melhor alternativa.

Nesse cenário, muitos investidores interessados enxergam o registro como algo mais confiável para aplicar o seu dinheiro – o que realmente é verdade. Na visão deles, a marca registrada simboliza profissionalismo, imagem estabelecida e sem risco de problemas jurídicos que gerem dor de cabeça.

Considerações finais

Portanto, os motivos para registrar a marca, como vimos ao longo do artigo, são vantajosos e muito importantes para a empresa. Nesse sentido, a Forza pode te auxiliar no registro da sua marca, assim, você pode ficar despreocupado com as burocracias e ter toda a sua atenção voltada para o seu negócio. 

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