De onde surgiram os nomes de grandes marcas



Saber de onde surgiram os nomes das marcas que mais fizeram sucesso no mundo é muito importante, especialmente para aquelas empresas que ainda não decidiram qual será sua marca. Ter uma inspiração é um fator que pode diferenciar na escolha do nome de uma empresa.


Por isso, neste artigo nós apresentamos de onde vieram os nomes das grandes marcas que conhecemos no mundo todo. Ao fim desse texto você saberá de onde vieram nomes como “Google”, “Adidas” e até mesmo “Lego”. Quem sabe você não se inspira e escolhe o próximo nome de sucesso empresarial do país?

Lego

A marca querida por muitas crianças também tem história pra contar. Na verdade, o nome “Lego” vem do dicionário dinamarquês. O nome da marca vem da junção de duas palavras, chamada de “legt” e “godt”. Quando juntas, as duas palavras formam a expressão “brincar bem”. Então “Lego” tem um significado interessante. Legal, né?

Adidas

A marca Adidas, reconhecida e notada por ser uma das maiores vendedoras de produtos esportivos do mundo, teve o apelido do fundador como origem do nome. O fundador se chamava Adolf Dassler. Seu apelido era “Adi”. Quando teve a ideia de fundar sua própria empresa, chamou de “Adidas”, uma junção do apelido “Adi” com a parte inicial do seu sobrenome “das”. Curioso!

Google

O motor de busca mais famoso do mundo foi batizado a partir de um erro de digitação. Para que você entenda de onde vem o nome, precisamos explicar o que significa “googol”, um dos maiores números da matemática. O número “googol” é o número 10¹⁰⁰. Em outras palavras, o número googol é 1 seguido de 100 zeros. Para se ter uma ideia, esse número supera até mesmo o número estimado de átomos do universo.


Os fundadores da Google queriam ideias para o nome da marca, então um dos fundadores pensou em “googol”, um termo original da matemática. Eles então buscaram se o domínio “googol.com” estava disponível, mas por um erro de digitação, eles buscaram se “google.com” estava disponível (e de fato estava). Os dois colegas de universidade gostaram da ideia e assim escolheram esse nome.

Apple

A Apple também não se livra da lista de nomes que tiveram uma origem curiosa. Na época de fundação, a empresa estava em busca de um nome tecnológico, como a Microsoft. No entanto, como Steve Jobs tinha voltado de viagem de uma fazenda de maçãs nessa mesma época, ele sugeriu o nome “Apple Computer”. Para ele, o nome tinha uma conotação divertida, espirituosa e também não intimidava usuários novos.

Pepsi

O inventor da Pepsi queria ser médico, no entanto, tornou-se um farmacêutico devido a uma crise financeira familiar. Originalmente, o produto chamava-se “Brad’s Drink” e era uma mistura de açúcar, água, caramelo, óleo de limão e noz moscada. Foi só três anos depois que ele mudou o nome para "Pepsi'', do termo dispepsia, que significa indigestão.

Considerações finais

Note que grande parte das marcas dos dias de hoje muitas vezes escolheram seus nomes por acidente ou simplesmente coincidência. A Apple, por exemplo, é uma delas. Por isso é importante pensar que não é necessário fazer do nome de uma marca algo complexo. O nome da sua marca pode ser algo do cotidiano ou do contexto atual.


Em resumo, as grandes marcas costumam ter nomes que se originam de situações cômicas ou cotidianas. Quem sabe o nome da sua empresa não nasça facilmente disso? Se você precisar de ajuda, entre em contato conosco da Forza Registro de Marcas para entender melhor sobre como funciona o processo.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo